-
Arquitetos: Min | Day
- Ano: 2008
-
Fotografias:Paul Crosby Architectural Photography
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, Herman Miller, 3form, ACTIVA, Abet Laminati, B-K Lighting, Bega, Benjamin Moore, Boyd Lighting, Cladding Australia, Dott.Gallina, Flos, Humanscale, Ipe, Kohler, Ligne Roset, Ohio Gratings, PPG IdeaScapes, Sherwin-Williams, +5
"É tudo sobre o lago", foi a exigência do cliente para este projeto de uma residência na área rural de Iowa, Estados Unidos.
Localizado na zona rural de Iowa, o Lago Okoboji faz parte de um sistema de lagos glaciares surpreendentemente localizados em meio a infindáveis campos de milho, a 2,5 horas da área metropolitana mais próxima. A casa fica em um lote na costa, em uma área onde casas antigas e novas dividem o espaço. A estratégia de projeto resultou em uma planta aparentemente simples que minimizou o tamanho da casa e permitiu uma série de vistas que enquadram a paisagem, excluindo os vizinhos. Isso permitiu uma sensação de total privacidade dentro da própria casa. Além disso, o próprio lago é cercado por numerosos carvalhos que formam um belo dossel ao redor do lago, separando-o dos campos de milho.
Com uma volumetria simples vista do exterior, um conjunto de ripas de madeira reveste uma estrutura que conforma os espaços de estar que ganham aberturas para o lago e para a mata. A casa foi organizada a partir das vistas e do terreno, perceptivamente conectando o lago com a floresta e os campos do entorno. Esses corredores que enquadram as vistas formam vazios na grande massa residencial. Luz e ar também conseguem circular pela massa a partir de aberturas operáveis.
O primeiro nível é dominado pelo espaço contínuo que se abre para o exterior, com vistas para o lago em várias direções. Este espaço delimita os espaços de convivência primários, sugerindo conexões e extensões para a paisagem, lago e céu circundantes.
Em contraste com os corredores das áreas coletivas, os espaços privados menores, quartos e banheiros, são tratados com uma sensação pronunciada de interioridade. À medida que os espaços se tornam cada vez mais íntimos, a intensidade da cor aumenta também. Todas as superfícies interiores nestas salas são revestidas por cores intensas e puras. Aqui a cor se torna equivalente ao lago que domina os corredores, proporcionando a interioridade autônoma em contraste com os corredores que são orientados para o local. A cor torna-se uma importante ferramenta de criação de espaço, uma camada adicional que pode reforçar ou contradizer os outros componentes da geometria espacial, intensificando a experiência ou adicionando complexidade.
Além da casa e do local, o projeto também incluiu todos os móveis, tecidos e acabamentos da casa. A maior parte do mobiliário foi projetada e fabricada pela equipe, incluindo também coberturas para janelas e a seleção dos tecidos personalizados. O gabinete do quarto principal foi personalizado, fabricado na CNC.